Sobre

LANÇAMENTO DO LIVRO HISTÓRIA DE MARISTELA DE MINAS


Veja na integra tudo sobre essa notícia.

LANÇAMENTO DO LIVRO HISTÓRIA DE MARISTELA DE MINAS

IMPRENSA

  

Livro conta história inédita de Maristela de Minas

A escritora Berenice Sousa Miranda Ribeiro dedicou três anos a pesquisas e entrevistas para a obra

 

Quem é que não se lembra da antiga professora primária? E como era a experiência no consultório do dentista prático da cidade? Respostas que, antes, exigiriam boa memória, agora podem ser facilmente encontradas no livro “História de Maristela de Minas”, compiladas pela escritora maristelense Berenice Sousa Miranda Ribeiro. Trata-se do primeiro livro sobre a história deste distrito mineiro atrelado ao município de Curral de Dentro, ao Norte de Minas Gerais, uma obra literária inédita e histórica. O lançamento acontece em 6 de agosto, para convidados, com noite de autógrafos na Escola Estadual de Maristela. Depois, o livro estará disponível para aquisição, como uma importante fonte de pesquisa sobre o lugar, seus arredores e pessoas.

Foram três anos dedicados pela escritora a pesquisas, levantamento de dados e de fatos históricos, mais de 80 entrevistas com antigos e novos moradores, diretores escolares, mais de 25 professores, políticos e familiares, foliões de Reis, líderes religiosos, profissionais de cultura, esportes, empresários, entre outros ilustres personagens que fazem a história desse lugar bucólico.

Publicado pela Páginas Editora, de Belo Horizonte-MG, a “História de Maristela de Minas” é dividida em 11 capítulos ao longo de 558 páginas, em formato 16x23, que relacionam fatos ocorridos no distrito com a conjuntura do Brasil e do mundo em diferentes épocas, somados a teorias antropológicas, filosóficas e sociológicas.

A autora destaca que o amor pelo lugar escolhido por sua família, onde ela nasceu em casa pelas mãos de uma parteira – as parteiras estão no livro - e viveu seus 34 anos, foi o que a impulsionou a deixar a obra histórica como seu legado às atuais e futuras gerações, num registro inédito dos fatos que contribuíram para a formação de Maristela de Minas. “Desejo trazer notoriedade à minha terra-natal e me inspirei em meu filho Heitor, de seis anos, para marcar meu legado como maristelense. Assim como ele, outras crianças de hoje terão essa história como um benefício no futuro”, afirma.

Para Berenice, a experiência da escrita foi extremamente enriquecedora. “Aprendi tanto com os relatos que ouvi dos entrevistados, muitas vezes precisei confirmá-los com outras pessoas que traziam novas histórias do meu lugar. Tamanha foi a riqueza dessa experiência que me trouxe a sensação de completude. Hoje, me considero uma pessoa melhor após essa escrita.”

Formada em história e pedagogia, técnica em agrimensura e pós-graduada em gestão empresarial e de pessoas com ênfase em tecnologia da informação, a escritora atua com gestão de custos em uma mineradora de Maristela e é coordenadora da Pastoral Familiar da Igreja Nossa Senhora D´Ajuda. A “História de Maristela de Minas” é o terceiro livro publicado por Berenice, que já lançou “Do Casulo à Borboleta” (2011) e recentemente participou da antologia “O que te faz feliz?” (2022) com a crônica Chá de Gratidão, também pela Páginas Editora.

 

Serviço

Lançamento do livro “História de Maristela de Minas”, de Berenice Sousa Miranda Ribeiro (2022, Páginas Editora, 558 páginas). Dia 06 de agosto, às 19 horas, na Escola Estadual de Maristela. A publicação pode ser adquirida por mensagem à autora pelo (38) 9.9965-8504, pelo email behistory@hotmail.com ou ainda pelo Instagram @berenice_soliver. O valor do exemplar é R$ 100.

                                                                           

Crédito das fotos: Karolaine Barbosa – IG: @karolainefotografia

Assessoria de Imprensa: